Conselho Editorial

CONSELHO EDITORIAL

EDITOR

Roberto Barbato Jr – Advogado. Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor de Direito Penal e Sociologia Jurídica no curso de Direito da DEVRY/METROCAMP (Campinas). É autor de Direito informal e criminalidade: os códigos do cárcere e do tráfico (Millennium Editora). Editor do site e da Revista Sociologia Jurídica.
Currículo na Plataforma Lattes

EDITORES ADJUNTOS

Elizabete David Novaes – Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara; Mestre e Doutora em Sociologia pelo programa de pós-graduação da Unesp/ Araraquara; Docente nas Faculdades Coc de Ribeirão Preto e no Unicep de São Carlos, atuando na área de ensino da sociologia jurídica e sociologia da educação, bem como na orientação de trabalhos de Iniciação Científica.
Currículo na Plataforma Lattes

Guilherme Camargo Massaú – Doutor em Direito pela Unisinos, Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Especialista em Ciências Penais pela PUCRS e Professor na UCPel/RS. Editor adjunto da Revista Sociologia Jurídica.
Currículo na Plataforma Lattes

Luiz Antônio Bogo Chies – Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA/Argentina); Professor Adjunto na Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS), responsável pela disciplina de Sociologia Jurídica. Coordenador Geral do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP-UCPel). Editor adjunto da Revista Sociologia Jurídica.
Currículo na Plataforma Lattes

MEMBROS DO CONSELHO EDITORIAL

Ana Lucia Sabadell – Graduada em Psicologia e em Direito. Realizou estudos de pós-graduação na Europa, sendo mestre em Direito Penal pela Universidade Autônoma de Barcelona e em Criminologia crítica pelo programa ERASMUS da União Européia. Doutorou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Saarland (Alemanha), onde também trabalhou como pesquisadora e professora na cátedra de Sociologia do Direito e Filosofia Social, então dirigida pelo professor Alessandro Baratta. Atualmente leciona nos cursos de Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Metodista de Piracicaba e desenvolve pesquisas em sociologia jurídica e em direito penal dentro e fora do país. É autora do Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do direito (São Paulo: Editora Revista dos Tribunais)
Currículo na Plataforma Lattes

André Gobbi – Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Especialista em Obrigações e Contratos pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; Aperfeiçoamento em Direito Empresarial pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; Atuante em direito de família, responsabilidade civil e relações comerciais e de consumo.

Antônio Ozaí da Silva – Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1994), Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-graduado em História das Religiões, Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (2007). Docente no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. É editor da Revista Espaço Acadêmico, da Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (UEM) e coordenador da Revista Urutágua (DCS/UEM). Blog: http://antonio-ozai.blogspot.com. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura Política.
Currículo na Plataforma Lattes

Bruno Rodrigues – Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Professor das disciplinas de Fundamentos de Ciências Sociais, Introdução ao Estudo do Direito e Ciência Política no curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá; Professor de Filosofia Jurídica, Metodologia Científica e Filosofia da Ciência no curso de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos em Movimentos Sociais, Identidade e Trabalho (LEMSTI). Áreas de interesse: Direitos étnicos (comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais; Estudos Empíricos em Direito; Estudos interdisciplinares, Teoria da etnicidade.

Currículo na Plataforma Lattes

Bruno Rotta Almeida – Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, onde leciona as disciplinas de Criminologia, Direito Processual Penal e Direito de Execução Penal. Coordena o LIBERTAS – Programa de Enfrentamento da Vulnerabilidade em Ambientes Prisionais. Co-Coordena e é advogado do DEFENSA – Assessoria Criminal Popular. Ambos são vinculados à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

Currículo na Plataforma Lattes 

Cesar Augusto Ribeiro Nunes Coordenador da Faculdade de Direito do Centro Universitário Estácio-UniSEB de Ribeirão Preto – SP. Professor Universitário e Advogado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas-SP; Especialista em Direitos Humanos e Democracia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo pela Faculdade de Sociologia da Universidade de Coimbra (Portugal). Coordenador da Revista Jurídica Estácio-UniSEB e conferencista em eventos acadêmicos. Email: cnunes.adv@uol.com.br.

Currículo na Plataforma Lattes

Cláudio do Prado Amaral – Bacharel em Direito pela USP, Mestre em Direito Penal pela USP, Doutorando em Direito Penal pela USP e Juiz de Direito da 3a Vara Judicial de São João da Boa Vista. É autor de Princípios penais: da legalidade à culpabilidade (São Paulo: IBCCrim, 2003) e Despenalização Pela Reparação de Danos: a Terceira Via (Leme: Editora JH Mizuno, 2005).

Currículo na Plataforma Lattes

Daiane Mardegan – Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduada em Direito Ambiental e Gestão da Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Aprimoramento Profissional em Direito Societário: Fusões e Aquisições e Contratos Empresariais, pela FACAMP – Faculdades de Campinas. Especialização em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, pela Unicamp. Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior, pela Metrocamp(Devry). Mestranda em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, pela FCA/Unicamp. Experiência profissional na área jurídica, com ênfase em Direito Ambiental e aspectos regulatórios. Desenvolvimento profissional nos segmentos empresarial, consultorias e contencioso. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Engenharia, Administração, dentre outras, na Faculdade Devry Metrocamp, de Campinas. 

Currículo na Plataforma Lattes

Edna Del Pomo Araújo – Socióloga, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde criou a disciplina Sociologia Penitenciária, que já faz parte do ementário da UFF, de caráter interdisciplinar, com créditos oferecidos para alunos de graduação dos  cursos de ciências sociais, psicologia, direito e serviço social. Professora do Curso de Pós-Graduação em Justiça Criminal e Segurança Pública, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Penais pela UCAM/RJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Criminologia da UFF. Docente do Programa de Capacitação do Servidor Penitenciário, promovido pelo DEPEN/RJ. Membro do  Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (1991-1995).

Currículo na Plataforma Lattes

Ester Kosovski – Advogada, Profa. Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Presidente da Comissão de Direitos Humanos  da OAB/RJ. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Vitimologia. Professora visitante em cursos de Mestrado e Doutorado em diversas Universidades do Brasil e do Exterior.
Currículo na Plataforma Lattes

João Paulo Dias – sociólogo e Mestre em Sociologia do Direito pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutorando em Sociologia do Direito na mesma instituição. Investigador do Centro de Estudos Sociais. Foi membro do Gabinete de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO e é actualmente Gestor de Projectos do Centro de Estudos Sociais. Autor de diversos artigos e livros, entre os quais, “Por caminhos da(s) reforma(s) da justiça” (2003), com João Pedroso e Catarina Trincão, e “O mundo dos magistrados: a evolução da organização e do auto-governo judiciário” (2004). Actualmente, debruça-se sobre as questões do Acesso ao Direito e à Justiça e do papel do Ministério Público. Coordenador, com António Casimiro Ferreira e João Pedroso, do projecto “A acção do Ministério Público no acesso dos cidadãos ao direito e à justiça nos conflitos de família e do trabalho”.
Currículo CES

José Eduardo Azevedo – Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP; Pesquisador  no Núcleo de Sociabilidade Libertária – NU-SOL,  do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais – PUC/SP e professor na Universidade Paulista (Unip – S.P.).
Currículo na Plataforma Lattes

Lígia Mori Madeira – Graduada em Direito/ PUCRS e Ciências Sociais/ UFRGS. Mestre em Sociologia e Doutoranda em Sociologia/ UFRGS. Profa. das Faculdades de Direito da PUCRS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Membro da Comissão Organizadora do Seminário Brasileiro de Sociologia Jurídica.
Currículo na Plataforma Lattes

Neemias Moretti Prudente – Mestre em Direito Penal pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP/SP. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal e Universidade Federal do Paraná – ICPC/UFPR. Especializando em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Paranaense de Ensino. Professor Universitário.  Pesquisador. Conferencista. Estagiário de Pós Graduação (MP/PR). Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa (IBJR). Membro da Sociedade Mexicana de Criminologia (SMC) e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro do Corpo Editorial da Revista SÍNTESE de Direito Penal e Processual Penal, da Revista Sociologia Jurídica, da Revista Âmbito Jurídico e das Revistas Fontes do Direito. Autor de livros e artigos jurídicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Embaixador de Cristo. Blogs: www.infodireito.blogspot.com; www.justicarestaurativaemdebate.blogspot.com; www.cristovm.wordpress.com. Twitter: www.twitter.com/neemiasprudente.
Currículo na Plataforma Lattes

Paulo Henrique Miotto Donadeli – Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Franca (2016).Tem graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Franca (1999) e mestrado em Direito do Estado pela Universidade de Franca (2004). Foi Coordenador e docente do Curso de Direito do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro IMESB. Lecionou no Curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino de Catanduva e nos Cursos de Direito e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Franca. Foi coordenador no Curso de Direito do Centro Universitário UNISEB. Atualmente é Advogado, docente e vice coordenador no Curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Tem experiência na pesquisa, orientação de monografias e na extensão. Organizou vários eventos acadêmicos e participou de várias bancas de monografias. Tem vários artigos apresentados e publicados em Revista e Congressos Jurídicos.

Currículo na Plataforma Lattes

Pedro Scuro Neto – Ph.D. (Leeds, Inglaterra) e mestre (Praga, ex-Tchecoslováquia), sob a supervisão de Zygmunt Bauman e Milos Kalab, respectivamente. Diretor do Centro Talcott de Direito e Justiça (São Paulo). Primeiro diretor do Centro de Pesquisas sobre o Poder Judiciário, da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul. Concebeu e coordenou os primeiros projetos brasileiros de “justiça restaurativa”. Escreveu Sociologia Geral e Jurídica e Sociologia Ativa e Didática, ambos editados pela Editora Saraiva, São Paulo.
Currículo na Plataforma Lattes

Ricardo Jacobsen Gloeckner – Especialista em ciências penais pela PUC-RS, Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, Doutorando junto a UFPR, professor da ULBRA e IPA.
Currículo na Plataforma Lattes

Rodolfo Viana Pereira – Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade de Paris II, Professor de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral da PUC Minas, Coordenador dos Cursos de Especialização em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral do IEC-PUC Minas, Coordenador do Núcleo de Direito Eleitoral da ESA-OAB/MG.
Currículo na Plataforma Lattes


Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo – Advogado, Doutor em Sociologia pela UFRGS, professor adjunto da Faculdade de Direito da PUCRS, nas disciplinas de Criminologia e Sociologia Jurídica, e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Ciências Sociais da PUCRS. Pesquisas e publicações sobre informalização da justiça, tendências de política-criminal contemporânea, violência e segurança pública. É autor de Informalização da justiça e controle social: estudo sociológico da implantação dos juizados especiais criminais em Porto Alegre. (São Paulo: IBCCrim, 2000).

Currículo na Plataforma Lattes

Rogério Antônio Picoli – Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Professor das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP) e professor da Faculdade de Paulínia (FACP).
Currículo na Plataforma Lattes

Thiago Ribeiro Rafagnin – Doutorando em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Professor da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), onde ministra as disciplinas de Sociologia Jurídica e Teoria Constitucional. Coordenador de Mobilidade Acadêmica da FASB. Advogado Popular.

Currículo na Plataforma Lattes

Vinício C. Martinez – Bacharel em Direito e em Ciências Sociais. Publicou livros e inúmeros artigos, é Mestre em educação (UNESP-Marília), mestre em Direito (Faculdade Estadual de Direito – Jacarezinho-PR) e Doutor em Educação (USP). É professor de Teoria Geral do Estado (graduação) e Fundamentos Sociológicos do Direito (Mestrado em Direito), na Fundação/UNIVEM de Marília, e membro Pesquisador do NEPI (Núcleo de Estudos, de Pesquisas, de Integração e de Práticas Interativas), filiado ao CNPq.

Currículo na Plataforma Lattes

Anúncios